Anônimo | 2014-04-30 10:15 GMT-03:00 Reinaldo Gil Lima de Carvalho <reinaldoc@gmail.com>: > 2014-04-30 9:54 GMT-03:00 Marcio Frayze David <mfdavid@gmail.com>: > >> Reinaldo, quantos e quais sistemas você implementou de fato e colocou >> em produção usando Demoiselle e qual era a complexidade (PF) desses >> sistemas? > > > > O que vai adiantar esta resposta? Será a minha experiência e não a sua. > >
Se você quer ter alguma credibilidade em suas afirmações, pra mim faz toda a diferença do mundo.
> >> Qual foi sua experiência real com este framework na prática >> nos últimos anos, sem ser dando palestras e fazendo exemplos sem >> finalidade pratica? >> >> > Você pode me mostrar onde fiz exemplos sem finalidade prática?
Nunca afirmei que você fez exemplos sem finalidade prática. Nem sei quem é você. Minha intenção era saber se você tem experiência prática com o framework. Se não tiver, suas afirmações, para mim, são totalmente em vão. Como você se esquiva de qualquer pergunta desse tipo, me faz acreditar que realmente não experiência prática nenhuma.
> > > >> Nos últimos 4 anos tive cursos de Demoiselle 1 e 2, e trabalho >> diretamente com 7 equipes espalhadas pelo Brasil totalizando >> aproximadamente 100 analistas de sistemas e arquitetos que estão >> trabalhando diariamente com este framework. De todos esses analistas, >> todos que conversei ate hoje o sentimento foi o mesmo: demoiselle é um >> framework que não deveria existir. >> >> > > Você realmente acredita que a maioria de qualquer coisa está correta? > >
Essa "maioria" são excelentes profissionais que tive o prazer de trabalhar nos últimos anos, portanto sim, a opinião deles é de extrema importância para mim.
> > >> Os sistemas que desenvolvemos são extremamente complexos (em termos de >> requisitos). Desses projetos que citei acima, apenas um deles tem mais >> de 9.000 pontos de função (não que eu acredito neste tipo de medida, >> mas já que você parece acreditar, dei como exemplo). > > > > > >> O nosso maior >> problema ao colocar um analista novo no projeto é fazer ele entender >> os requisitos, estrutura de banco, as dezenas de integrações com >> sistemas externos, etc. > > > > E nenhum momento dissemos o contrário disto. > > O demoiselle é um arcabouço colaborativo de conhecimento que auxilia o > desenvolvimento e a manutenção de sistemas. > > Se alguém elaborar um (ou vários) processo(s), modelo de documento de > requisitos, técnicas de documentação de estruturas de banco, padronização > de integração de sistemas, pode propor a ser adotado no arcabouço para > servir de base para outras equipes. > > Que tal colaborar com o que você acha que podemos melhorar? >
Acho que vocês podem melhorar de uma forma bem simples: parem de desenvolver um framework próprio e passem a apoiar um framework do mercado.
> > >> E qualquer analista com experiência mínima em >> Java deve ser capaz de se adaptar aos frameworks web modernos sem >> grandes esforços. > > > > Essa afirmação carece de comprovação não-impírica.
Assim como a sua afirmação anterior, que dizia o oposto, também carece.
> > > >> Essa mentalidade antiquada de que forçar tecnologias >> e frameworks é capaz de fazer com que um analista ruim seja capaz de >> trabalhar em qualquer projeto não faz nenhum sentido. > > > > Onde está escrito que desejamos fazer um analista ruim trabalhar em > qualquer projeto? Pare de "achismos". >
Pelo seu discurso, você parece ser daquele tipo de pessoa que trata analistas como "recursos". Tira um, coloca outro, e está tudo bem. Essa pelo menos foi a impressão que me passou. Espero estar errado.
> > >> Além do mais, >> todo projeto tem suas características próprias e você nunca vai >> conseguir fazer com que em um projeto (que não seja trivial) um novo >> analista seja tão produtivo quanto um que já está trabalhando no >> projeto a bastante tempo. > > > > Onde está escrito um novo analista será tão produtivo quanto um que já está > trabalhando no projeto? >
Neste caso, por favor explique sua afirmação: "Ter a liberdade ampla de escolher ferramentas é prejudicial a instituição."
> > > >> Nenhuma tecnologia é capaz de fazer isso. >> Uma boa documentação (de requisitos e do sistema) diminui o tempo >> necessário de adaptação, mas não é possível fazer muito mais que isso. >> >> > > Acreditamos que é possível fazer mais do que isso.
Nunca imponha restrições para projetos que você nunca viu ou teve contato. Você não é o arquiteto deles e não deve ter autoridade para impor nenhuma restrição na forma de trabalho dos analistas.
------------------------------------------------------------------------------ "Accelerate Dev Cycles with Automated Cross-Browser Testing - For FREE Instantly run your Selenium tests across 300+ browser/OS combos. Get unparalleled scalability from the best Selenium testing platform available. Simple to use. Nothing to install. Get started now for free." http://p.sf.net/sfu/SauceLabs _______________________________________________
Portal: http://www.frameworkdemoiselle.gov.br Foruns: http://forum.frameworkdemoiselle.gov.br Tracker: http://tracker.frameworkdemoiselle.gov.br _______________________________________________
Para editar sua assinatura: https://lists.sourceforge.net/lists/listinfo/demoiselle-users |