FrameworkDemoiselle.gov.brCommunity Documentation

Capítulo 2. Roteiro Rápido

2.1. Pré Requisitos de Uso
2.2. Configurando o Arquétipo
2.3. Criação do Projeto
2.4. Estrutura de diretórios
2.5. Executando Teste

Esta seção apresenta um roteiro rápido para criação e configuração de um projeto com uso do framework Demoiselle Behave.

  1. Eclipse 4.2 (Juno) - Link para download

  2. Plugin para Maven no Eclipse ou Maven na linha de comando (mvn)

  3. Linux

  4. JDK 1.6

O framework Demoiselle Behave disponibiliza um arquétipo Maven para faciliar a criação de projetos. O primeiro passo na configuração do arquétipo consiste em configurar o repositório. Para tanto deve ser acessado o menu Windows>Preferences do Eclipse.

O próximo passo deverá ser o acionamento do botão Add Remote Catalog.

Em seguida deverá ser informado no campo Catalog File url: http://demoiselle.sourceforge.net/repository/archetype-catalog.xml No campo Description informe: Framework Demoiselle

O primeiro passo na criação de um projeto Demoisele-Behave é criar um projeto Maven com o arquétipo adequado ao projeto de testes. Neste tutorial será utilizado o arquétipo jbehave-selenium-archetype. O primeiro passo é escolher a opção File>New>Other>Maven>Maven Project.

Escolher o catálogo Demoisele-Behave e escolher o arquétipo do Selenium.

Preencher o Group Id e Artifact Id e finalize a criação do projeto.

O projeto criado a partir do arquétipo possui os diretórios src/test/java e src/test/resources. No diretório src/test/resource estarão contidas as histórias de usuários. No diretório src/test/java estarão contidos os Steps do demoiselle bem como os objetos responsáveis pela identificação das telas envolvidas nos testes e seus objetos.

A classe MyTest é responsável pela configuração da pasta onde estão localizadas as histórias de usuários bem como os passos (Steps) a serem adicionados ao projeto.

O projeto criado já possui um exemplo que realiza vários passos no site do Demoiselle Behave. Para executar o teste basta clicar com o botão direito na classe MyTest e escolher Run as>JUnit Test.

O framework inicia o Driver e abre o navegador. As ações das histórias poderão ser vistas no console da IDE como na imagem abaixo.

Abaixo segue a história executada pelo framework:

Funcionalidade: Acesso ao Projeto Demoiselle Behave

Narrativa:
Para obter informações sobre o projeto Demoiselle Behave
Como um visistante
Desejo ter acesso a documentação, fórum e demais informações sobre o projeto

Cenário: Site do DBehave
Dado que vou para a tela "dbehave"
Então será exibido "dbehave - projeto mantido pelo SERPRO"

Cenário: Lendo dúvidas
Dado que vou para a tela "Github"
Então será exibido "Demoiselle Behave"
Então será exibido "http://dbehave.com"

Quando clico em "Dúvidas e Questões"
Então será exibido "New issue"

Por exemplo, no segundo cenário, o framework associa o link "Dúvidas e Questões" com o elemento linkIssues da classe MyPages criada de forma a mapear os objetos da tela. O Elemento locatorType informa o tipo de reconhecimento de objetos que será utilizado no framework. No exemplo, será localizado o elemento cujo XPath seja "//a//span[./text()='Issues']".

@ScreenMap(name = "Github", location = "https://github.com/demoiselle/behave")
	public class Main {

		@ElementMap(name = "Dúvidas e Questões", locatorType = ElementLocatorType.XPath, locator = "//a//span[./text()='Issues']")
		private Link linkIssues;

		@ElementMap(name = "uma dúvida", locatorType = ElementLocatorType.XPath, locator = "(//a[contains(@class, 'issue-title')])[2]")
		private Link linkIssue;
	}