Wiki

Orientações técnicas/Geração de release v2

Liberação de versão (release) utilizando o build automatizado v2 #

Este procedimento está em fase de elaboração e por enquanto contempla a geração de release da versão 2.0 do framework, incluindo o core, as extensões, parent poms e arquétipos. Futuramente este procedimento deverá contemplar a release da documentação de referência, a aplicação de exemplo, o wizard, os componentes e, talvez, até o processo.

Todo o processo pode ser executado dentro da IDE ou diretamente da linha de comando, desde que ambos possuam o Maven (>=2.2) instalado e o Subversion (>=1.6) também. Quem estiver utilizando o Demoiselle Infra vai se dar bem, pois já terá o ambiente com todos os pré-requisitos instalados.

Pré-requisitos #

Mão na massa #

Antes de mais nada, certifique-se que seu arquivo .m2/settings.xml do Maven possui a configuração de conexão com o SourceForge: }

Algumas tarefas fazem conexão com o SourceForge usando conexões seguras (SSL), assim o ambiente precisa conter as chaves/certificados das URLs. Para garantir que as chaves estão armazenadas no sistema, faça conexões via SSH via terminal: }

Depois pode desconectar do SSH, pois nosso objetivo já foi atingido: implantar as chaves.

Agora vamos considerar que você está utilizando o Demoiselle Infra. Se este não for o seu caso, entenda o processo pois você poderá reproduzi-lo utilizando a ferramenta que bem entender, inclusive a linha de comando!

Se você já possui o código-fonte do Demoiselle no Eclipse, ótimo! Para garantir que está tudo atualizado, execute um Team / Update do HEAD. Se você não possui o fonte ainda, baixe via File / Import / Check out Maven Projects from SCM e utilize a seguinte URL do SVN: https://demoiselle.svn.sf.net/svnroot/demoiselle/framework/trunk/demoiselle.

No arquivo pom.xml do projeto demoiselle, verifique a versão que será liberada em <parent><version>VERSÃO-SNAPSHOT</version></parent>. Caso a versão não seja esta, você terá que atualizar todas as referências em todos os sub-projetos, é um processo custoso. Se a versão já está correta, verifique se a propriedade project.nextVersion condiz com o planejamento da próxima versão. Garanta que tudo estará comitado antes de prosseguir.

Tudo pronto para liberar a versão. Para garantir que não haverá falha nos testes, execute Run As / Maven install no projeto demoiselle. Se ocorreu problema, corrija e comite. Quando tudo estiver Ok, vamos liberar a versão!

O primeiro passo é gerar a TAG no Subversion, para isso, selecionando o projeto demoiselle, acesse: Run As / Maven Build.... Nos campo Goals use clean release:prepare. Adicione os parâmetros username e password com o seu usuário e senha do SourceForge clicando no botão Add.... Execute! A qualquer momento você pode executar o release:rollback para desfazer o processo, porém a TAG no Subversion deverá ser excluída manualmente.

O segundo passo é disponibilizar os artefatos Maven no repositório e os arquivos empacotados para download no SourceForge. Selecione o projeto Demoiselle e Acesse Run As / Maven Build.... Nos campo Goals use release:perform. Não é preciso adicionar nenhum parâmetro. Execute e espere, pois vai demorar. Feito isso, a liberação estará concluída!

O que falta neste documento #

- Ainda não está descrita aqui a interação que deve ser feita com o Mantis.

- Criar os mesmos procedimento usando linha de comando, como na versão anterior, para evitar problemas com SVN (intalado na máquina) e Subeclipse. Isso já ocorria.

0 Anexos
2637 Visualizações
Média (0 Votos)
A média da avaliação é 0.0 estrelas de 5.
Comentários
Sem comentários ainda. Seja o primeiro.