Wiki

Modelo de Governança

Definição #

As primícias básicas do Modelo de Governaça da Comunidade Demoiselle são:

  • Seguir os principios básicos do software livre
  • Fomentar a o crescimento da comunidade.
  • Definir as formas de colaboração.

Requisitos de escrita #

Produzir projetos internacionalizados. O código deve ser escrito usando como padrão a língua inglesa (ex: nomes de métodos, variáveis, etc) e sua documentação será escrita inicialmente em português, e sempre que possível traduzida para inglês, espanhol e/ou qualquer outra língua estrangeira moderna. A escrita do código deve seguir um padrão de codificação estabelecido pela comunidade: Convenção Desenvolvedor e toda a contribuição terá reconhecida a sua autoria.

Licenças #

Todos os projetos desenvolvidos dentro da comunidade Demoiselle devem ser disponibilizados com a LGPL versão 3. Qualquer componente incluído ou modificado deve ser compatível com esta licença.

Estrutura e Organização #

A Comunidade Demoiselle é constituída pela seguinte estrutura:

  1. DCC (Demoiselle Community Council) - Conselho da Comunidade Demoiselle
  2. Projetos e subprojetos.

DCC - Conselho da Comunidade Demoiselle #

O DCC poderá ter tantos membros quantos forem necessários para dar representatividade à comunidade Demoiselle, sendo:

Representante(s) do(s) Patrocinador(es) #

  • 1 membro indicado por cada patrocinadora

Representante Técnico indicado pela comunidade #

  • 1 membro eleito entre os desenvolvedores.

Principais atribuições do DCC #

  1. Prover recomendações que apontem os caminhos para onde os projetos devem evoluir e delimitem o escopo do planejamento como um todo.
  2. Fomentar, criar, manter e encerrar relacionamentos com patrocinadores e outros projetos de software livre.
  3. Atuar como elo de ligação entre a comunidade Demoiselle e seus patrocinadores.
  4. Representar a comunidade Demoiselle junto ao público em geral e à mídia.
  5. Elaborar e manter o modelo de governança, o estatuto e as diretrizes da comunidade Demoiselle.
  6. O DCC terá a tarefa de buscar as fontes de recursos necessárias para dar sustentabilidade ao Demoiselle.
  7. Promover ações de divulgação do Framework junto à sociedade.
  8. É a entidade máxima para arbitrar quaisquer questões pertinentes à comunidade Demoiselle não resolvidas nos âmbitos técnicos

Projeto e Subprojeto #

Um projeto representa um produto utilizável oriundo do trabalho da comunidade. Cada projeto possui o seu grupo de colaboradores, sistema de versionamento, espaço próprio de colaboração (web site, ferramentas, etc), entre outros. Um projeto deve ser desenvolvido dentro do escopo para ele definido pelo DCC. Se uma proposição de alteração no projeto for considerada fora do escopo, o DCC deve ser consultado. Um sub-projeto possui as mesmas características de funcionamento de um projeto, com a diferença que o seu escopo é definido pela equipe do projeto ao qual o sub-projeto está vinculado. Projetos e sub-projetos podem estar na situação: “incubado”, “ativo” e “inativo”. Quem define a situação de um projeto são próprios desenvolvedores, mas deve ser chacelada pelo DCC. Quem define a situação de um sub-projeto é o grupo de desenvolvedores do projeto ao qual o sub-projeto está vinculado.

Níveis de participação #

A determinação do nível de participação de uma pessoa ou organização em um projeto segue o modelo da meritocracia, ou seja, quanto maior a contribuição, maior será a probabilidade de alcançar níveis de participação com maior poder de decisão. Da mesma forma, se a participação de um membro não é satisfatória para um determinado nível/papel, então, ele inevitavelmente perderá espaço dentro do projeto. O reconhecimento do mérito será feito pela comunidade de cada nível de atuação seguindo os princípios da democracia. Devem existir regras claras que definam como uma pessoa pode aumentar (ou diminuir) o seu nível de participação no projeto.

Desenvolvedor/Administrador #

Tem o poder de incorporar, modificar ou retirar de um projeto as decisões tomadas pelo conselho. Tem atribuições de administração do projeto no repositório oficial de armazenamento e versionamento. Idealmente, a equipe de desenvolvedores deve ser multi-organizacional. Para fazer parte desta equipe uma pessoa, além da chancela dos membro ativos, deverá se enquadrar em um ou mais dos seguinte critérios :

  • Ser reconhecida pela comunidade por conhecer e praticar a filosofia de desenvolvimento e promoção do software livre.
  • Ser indicada, com respaldo técnico, por um patrocinador.
  • Ter feito contribuição significativa (como colaborador) para a melhoria e evolução do framework.
  • Demonstrar capacidade técnica e responsabilidade.

Um membro poderá deixar de ser Desenvolvedor/Administrador por vontade própria, ou por deixar de atender um dos critérios que o credenciaram a integrar o grupo.

Colaborador #

Faz o trabalho de avaliar e propor alterações no framework. Pode assumir alguma tarefa proposta pelos Desenvolvedores. Não administra o repositório oficial, e faz suas contribuições através de pedidos de inclusão (pull request). Participa das listas de discussão e demais canais de comunicação da comunidade. Constrói aplicações, exemplos ou implementações de referência utilizando algum projeto da comunidade Demoiselle.

Usuário testador #

Pode atuar como testador qualquer usuário de algum projeto da comunidade Demoiselle, preferencialmente em versões não-estável. Sua responsábilidade é a de reportar os resultados dos testes. Participa das listas de discussão.

Usuário #

É o utilizador de algum projeto da comunidade Demoiselle. Geralmente é anônimo, pois não participa diretamente de nenhuma atividade da comunidade. Não tem comprometimento com o ciclo de vida dos projetos. Participa das listas de discussão. Pode colaborar pontualmente através de envio de casos na ferramenta de BugTrack oficial do projeto.

Público Geral #

Toda a sociedade, principalmente aquelas pessoas e organizações que constituem o público-alvo, ou seja, desenvolvedores Java como candidatos em potencial a adotar o framework e participar como colaboradores.

Patrocinador #

Entidade ou organização que é responsável diretamente pelo desenvolvimento e manutenção de um ou mais projetos e da própria comunidade. Uma organização, para ser considerada patrocinadora, deve ser reconhecida pelo DCC por estar disponibilizando recursos suficientes no(s) projeto(s) para cumprir as responsabilidades à ela atribuída. O Conselho da Comunidade é que tem o poder de aceitar, recusar ou mesmo excluir um patrocinador.

0 Anexos
2696 Visualizações
Média (0 Votos)
A média da avaliação é 0.0 estrelas de 5.
Comentários
Sem comentários ainda. Seja o primeiro.