FrameworkDemoiselle.gov.brCommunity Documentation

Parte V. Policy Engine

O policy-engine é um componente acessório que visa atender as politicas de assinaturas publicadas pela ICP-BRASIL, ele provẽ uma forma de fabricar as políticas de forma automatizada, através da leitura do arquivo da política

Além disso o componente utiliza algoritmos de hash para criptografia de dados com a finalidade de criar um valor único que identifique um dado original. Este recurso é recomendado para finalidades de autenticação, nas quais deseja-se armazenar as senhas criptografas por meio de um valor hash. Também é possível construir hash de arquivos no intuito de avaliar sua integridade física.

O componente também realiza as funções de cifragem e decifragem por meio de algoritmos de chave-assimétrica. Neste processo é necessário um par de chaves para realizar a cifragem e decifram das mensagens. A primeira chave é denominada chave privada, ela é de posse exclusiva de seu detentor e ninguém mais a conhece. A segunda chave do par e denominada de chave pública e pode ser enviada a qualquer indivíduo.